“Governo poderá custear de forma ágil o combate ao coronavírus”, diz Kátia Abreu ao votar calamidade

Senadores participaram da primeira sessão remota da história do Senado Federal nesta sexta-feira (20)

“Governo poderá custear de forma ágil o combate ao coronavírus”, diz Kátia Abreu ao votar calamidade
SAÚDE 0 Comentário(s) 20/03/2020

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) votou favoravelmente nesta sexta-feira (20) ao projeto de decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia global causada pelo coronavírus. A parlamentar destacou a importância da medida, que possibilita ao governo federal custear gastos decorrentes da crise gerada pela doença sem necessidade de cumprimento da meta fiscal. 

O decreto foi aprovado por unanimidade pelo Senado Federal, que se reuniu de forma remota a fim de evitar aglomeração no plenário. Essa foi a primeira vez na história que a Casa realiza uma sessão nesse formato, com todos os senadores votando oralmente por meio da internet. Alguns parlamentares que estavam em deslocamento para os seus estados, como foi o caso de Kátia Abreu, anunciaram o voto por telefone. 

“Com essa aprovação, estamos dando carta branca ao Executivo para gastar acima da meta do resultado primário sem nenhuma penalidade. O governo poderá investir na saúde, na prevenção ao vírus, e também no plano econômico para não só salvar a saúde física, mas para combater a fome, o desemprego, e auxiliar os ambulantes, os informais, micro e pequenas empresa e micro empreendedores que são os que mais sofrem nesse momento de grave crise”, defendeu Kátia Abreu em seu voto.

A senadora também pediu celeridade ao ministro da Economia, Paulo Guedes, na liberação desses recursos. O decreto, enviado pela Presidência da República, havia sido aprovado pelos deputados federais nesta quarta-feira. Na sessão de hoje, os senadores entenderam por aprovar a matéria sem nenhuma alteração para que seja promulgada e já passe a valer.
Kátia Abreu ainda destacou a coragem e a dedicação dos profissionais da saúde de todo Brasil, que está sendo fundamental no combate, tratamento e prevenção ao coronavírus. Elogiou a atuação da imprensa e do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que, para a senadora, tem feito um grande trabalho na condução da crise.

Participações Recentes


Participe do Meu Mandato

Meu Instagram

Twitter