Após articulação de Kátia Abreu, Senado, BC e Febraban querem reduzir o número de endividados

Um mutirão em novembro, por meio de feirões, oferecerá condições mais favoráveis para limpar o nome dos brasileiros

Após articulação de Kátia Abreu, Senado, BC e Febraban querem reduzir o número de endividados
ECONOMIA 0 Comentário(s) 25/08/2021

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), recebeu nessa quarta-feira (25), na residência oficial do Senado, os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, e o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), para discutir uma saída para o endividamento das famílias brasileiras. Atualmente 62 milhões de brasileiros constam da lista do Serasa. São cerca de R$ 245 bilhões em dívidas.

A necessidade de limpar o CPF dos brasileiros, especialmente após a crise econômica e social causada pela pandemia, foi levantada por Kátia Abreu durante pronunciamento na semana passada. Após a fala, o presidente Pacheco decidiu apoiar o projeto em nome do Senado Federal, junto aos bancos, ao BC e ao Serasa.

Na reunião desta quarta-feira, ficou decido que serão realizados mutirões a partir de novembro em todos os estados brasileiros. Os bancos deverão oferecer condições mais favoráveis ao pagamento da dívida, com descontos de juros e multas que podem chegar a 90%. Os 10% restantes poderão ser refinanciados com prazos e juros compatíveis.

O presidente Rodrigo Pacheco colocou a estrutura do Senado (interlegis, Radio e TV Senado) à disposição para realizar os cursos de reeducação financeira, apontada tanto pelo presidente do BC quanto da Febraban, como instrumento positivo para reduzir a inadimplência das famílias.

De acordo com a senadora, Kátia Abreu as dívidas não bancárias (fora dos bancos), como contas de energia elétrica, água e telefone, também deverão ser contempladas, porém o Banco Central estuda solução com o Tesouro Nacional, por meio de um fundo garantidor junto aos bancos, nos moldes do Pronampe (MPEs).


Participações Recentes


Participe do Meu Mandato

Meu Instagram

Twitter